Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A nova política de privacidade do WhatsApp, coleta de dados e a LGPD.

    Publicado por Hamilton Apolinario
    há 3 anos

    Com o anúncio pelo WhatsApp do início de nova política de privacidade a ser iniciada hoje, 15/05/2021, muitas pessoas ficaram preocupadas com o compartilhamento de seus dados pessoais e começaram a pensar sobre a possibilidade de utilizar outros serviços de mensagens instantâneas ao invés do WhatsApp.

    Com base nestas preocupações, efetuei uma análise das três principais ferramentas utilizadas para mensagens e como elas coletam nossos dados. Segue quadro comparativo.

    Importante observar que há uma diferença entre segurança e privacidade. Segurança significa proteger seus dados contra acesso não autorizado, e privacidade significa proteger sua identidade, independentemente de quem tem acesso a esses dados.

    A coleta de dados nos serviços gratuitos que utilizamos é parte do modelo de negócio destes serviços. Caso contrário, teríamos que pagar pelo seu uso. Tanto que existe uma frase difundida no Vale do Silício que diz: “Quando algo online é gratuito, você não é o cliente, você é o produto.” (***)

    Esta frase traz a ideia de que os serviços online gratuitos que utilizamos geralmente ganham dinheiro coletando os dados dos seus usuários e vendendo esses dados ou usando estes dados para a disponibilização direcionada para publicidade aos anunciantes daquele serviço online. Assim, os anunciantes são os clientes, e os usuários que desfrutam de conteúdo gratuito do serviço são o “produto” que está sendo vendido.

    Apesar de a coleta de dados ser a base dos serviços gratuitos na Internet, em alguma instância eles ferem a Lei Geral de Proteção de Dados-LGPD. Por esta razão, diversas instituições brasileiras como o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), MPF (Ministério Público Federal), ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e SENACON (Secretaria Nacional do Consumidor) emitiram uma recomendação para que o WhatsApp adie a data de vigência de sua nova política.

    Com certeza ainda teremos novos desdobramentos sobre a decisão da empresa pois a questão não se restringe apenas ao aplicativo WhatsApp.

    (*) Signal Protocol - (anteriormente conhecido como Protocolo TextSecure)é um protocolo criptográfico não federado que pode ser usado para fornecer criptografia ponta a ponta para chamadas de voz, chamadas de vídeo e conversas de mensagens instantâneas.

    (**) MT Protocol – Mobile Transport Protocol – desenvolvido pela Telegram

    (***) Esta frase é atribuída a Andrew Lews, e teria sido criada em Agosto de 2010.

    Hamilton Apolinário.

    São Paulo, 15 de maio de 2021.

    • Sobre o autorAdvogado áreas Cível, Trabalho e Imobiliário. Experiência anterior em Tecnologia
    • Publicações13
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações156
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-nova-politica-de-privacidade-do-whatsapp-coleta-de-dados-e-a-lgpd/1207974418

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)